Ruas Compartilhadas: caminho para cidades pequenas e médias mais humanas

Nas cidades brasileiras de porte pequeno (até 100 000 habitantes) e médio (100 000–800 000 habitantes), o automóvel ainda reina absoluto em muitas vias urbanas. Calçadas estreitas, altos limites de velocidade e ausência de zonas de convivência resultam em acidentes, barulho e isolamento social. As ruas compartilhadas (ou shared streets) surgem como alternativa para devolver o espaço público às pessoas, promover segurança viária e fortalecer a vida comunitária.

6/7/20251 min read

O desenvolvimento urbano brasileiro, intensificado a partir da década de 1950, foi orientado quase exclusivamente para o uso do automóvel. Hoje sabemos, comprovadamente, que essa escolha foi um erro — e estamos pagando caro por isso.

Nossos espaços públicos foram invadidos por veículos particulares, privatizando áreas valiosas, transformando ruas e praças em estacionamentos, afastando pessoas e sufocando árvores. Como bem alertou Jaime Lerner, o carro é o cigarro do amanhã. A Urbanus Brasil concorda integralmente com essa afirmação.

Enquanto automóveis dominam as ruas, pedestres se espremem em calçadas cada vez mais estreitas, onde é impossível empurrar um carrinho de bebê ou utilizar uma cadeira de rodas. Nossa vida urbana fica cada vez mais difícil, menos humana e menos saudável.

É urgente reverter esse processo, devolvendo espaços públicos às pessoas e à natureza. Precisamos de cidades onde crianças possam brincar com segurança, idosos possam caminhar tranquilamente e todas as pessoas possam circular com dignidade e conforto.

Essa transformação não é só necessária: é essencial e urgente. A Urbanus Brasil está comprometida com essa missão.